Viver sem pressa
Qualidade de Vida

Viver sem pressa – é possível?

Você fala com um amigo, e ele fala sobre como o ritmo da vida dele está acelerado. Você se identifica com esta realidade. Na rua, as pessoas mal conseguem caminhar pelo passeio e já ultrapassam os outros, como quem diz: “mais rápido, estou com pressa”.

Mas por que tanta pressa? Para onde estamos a ir? Que objetivos queremos alcançar? Às vezes, não estamos com hora marcada para nada, estamos a andar por um centro comercial e, de repente, percebemos que estamos a caminhar depressa. Você já teve esta sensação?

Passamos a nos cobrar e a nos culpar quando estamos em um ritmo mais lento. Por vezes, paramos e parece que a nossa mente e mesmo o nosso corpo não param. Mas, será que é possível vivermos com mais calma?

Pois é, muitas perguntas e quase nenhuma resposta. Na realidade, não existe uma resposta pronta a dar, uma receita para a mudança. Isso vai depender do seu estilo de vida e daquilo que você está disposto a abrir mão.

Planeamento é uma boa opção para começar, e entender o motivo que leva você a fazer algo pode lhe ajudar a riscar algumas tarefas e metas da sua agenda.

Viver sem pressa a cada 24 horas

Por exemplo, você precisa começar a ir ao ginásio, quer fazer uma pós-graduação e precisa aprender um novo idioma, entretanto, você mal tem tempo para terminar de comer o seu pequeno-almoço.

A análise deve ser realista. Se não dá, encare os fatos como são. Agora não dá. Esta ideia de que você deve fazer caber tudo, de que basta ter vontade que você consegue arranjar tempo, não é verdadeira. Por vezes, simplesmente não vai ser possível. Pelo menos, não neste momento. Saiba esperar e faça o seu possível para já.

Pare de tentar encaixar mais coisas a fazer e tente riscar atividades sem importância da sua rotina. Assim, você terá mais tempo para estar realmente presente no agora e para viver bons momentos.

É possível ter uma vida sem tanta pressa? Não sei. Mas vale a pena tentar.

Por Cristine Rocha

Ouça nosso Podcast

Siga a nossa Linkedin Page.

Deixe seu comentário

%d bloggers like this: