Você concluiu os seus estudos e agora busca trabalhar em sua área de formação, afinal, você fez um investimento para isso. Depois de um tempo, porém, você percebe que toda a ansiedade que esta rigidez traz pode ser desnecessária. E, por vezes, você vai descobrir que há outras questões tão ou mais importantes pelo caminho.
Tudo vai depender da sua prioridade. Será que atuar em sua área de formação é o único caminho para a sua realização pessoal e profissional? Será que as suas expectativas estão muito ligadas ao que as outras pessoas esperam de você?
Em um determinado momento, você pode optar por trabalhar em um cargo que nada tenha a ver com a sua formação, mas onde você vai ter benefícios importantes, como flexibilidade de horário, proximidade de casa ou chances de progressão dentro da empresa.
Um olhar mais aberto pode ajudá-lo a parar de procurar uma vaga em que você se enquadre e comece a buscar uma oportunidade que caiba na sua rotina e que faça sentido para o seu momento atual de vida. Nada precisa ser tão definitivo.
E estas questões vão mudando ao longo do tempo. Quando você é solteiro, a sua busca é uma, no entanto, suas necessidades, provavelmente, serão diferentes se você tiver uma casa e uma família para cuidar. Talvez a busca passe a ser por algo que permita uma administração de tempo saudável.
Além do mais, as carreiras têm se cruzado com as mais diversas áreas do saber. O que se esperava de um profissional não é mais o que se espera atualmente. Ou seja, as competências e habilidades, que já foram mais específicas para cada função, hoje são bem-vindas em tantas outras.
A pergunta que se coloca é: o que é mais importante para você neste momento?
Tenha isto em mente quando estiver a olhar a descrição de uma oportunidade de trabalho. As chances de você permanecer nele aumentam. E você pode descobrir que trabalhar em sua área de formação é apenas uma das tantas possibilidade que você tem.
Por Cristine Rocha
Saiba mais sobre as nossas talks e palestras sobre Liderança Responsável.
Faça nosso curso Inteligência Emocional no trabalho – Lidere sua mudança
Siga a nossa Linkedin Page.