Qual é o seu propósito
Felicidade no trabalho

Qual é o seu propósito?

Muitas são as previsões e tendências apontadas para o ambiente de trabalho em 2021. No entanto, tudo o que passamos no ano de 2020 deixou claro que não podemos tomar nada como garantido ou acreditar que podemos controlar todas as variáveis, seja no cenário da vida pessoal como na vida profissional.

Então, pensamos que um bom caminho pode ser centrar nossas análises no propósito. “Propósito” está ligado à vontade de realizar, de alcançar, porém, mais do que isso, está relacionado a algo pelo qual estamos dispostos a percorrer o caminho, seja na velocidade que for, no tempo que for.

Por vezes, esquecemos de olhar para algo maior do que metas e prazos. E as empresas não são diferentes, afinal, são constituídas por pessoas. Entra ano e sai ano e lá estão as metas escritas e divulgadas.

Rapidamente perdemos a motivação quando esquecemos qual é a razão daquilo que estamos a fazer. “Qual é o intuito disto?”, “Para que estamos a fazer aquilo?”. Desta maneira, fica muito intangível na cabeça dos funcionários qual é o propósito do seu trabalho.

Você, gestor, pode pensar que basta ter em destaque no site e por toda a empresa a visão, a missão e os valores da sua organização. Entretanto, será que é o bastante para garantir que as pessoas compreendam o propósito de estarem ali todos os dias a desempenhar aquele trabalho?

Em 2021, podemos substituir a ânsia por querer controlar tudo pelo diálogo acerca do propósito da organização, do motivo dos funcionários estarem ali e sobre o que realizam a cada dia de expediente.

Metas e prazos são importantes, é claro, mas entrar no automático da perseguição por cumprir tarefas tira de nós o prazer de realizar, de impactar a vida das outras pessoas, de colaborar para a qualidade dos serviços e de modificar realidades.

Leia, também, o nosso artigo sobre uma técnica de reflexão que pode ajudá-lo a começar bem o seu dia.

*Por Cristine Rocha

 

Deixe seu comentário

%d bloggers like this: