Porque a segunda-feira não precisa ser uma tortura

78% das pessoas são mais gentis com os outros do que com elas mesmas Funcionários Felizes

Por que ter um hobby?

Ter um hobby

“Desfrutar do caminho” pode parecer uma frase clichê, no entanto, a verdade é que a ansiedade tem feito de nós meros cumpridores de tarefas. Até mesmo na hora de ter um hobby, queremos ser os melhores e buscamos alcançar bons resultados e excelência na performance.

Um hobby deve lhe dar prazer, relaxamento e satisfação e nunca se tornar uma obrigação, com pressões e cobranças, sejam externas ou internas, caso contrário, perde totalmente o sentido.

De acordo com artigo publicado no The New York Times, uma equipa de pesquisadores de universidades do Kansas, Pittsburgh e Texas encontraram resultados, há mais de uma década, que indicaram os benefícios de se ter um hobby e o impacto que estas atividades de lazer podem trazer para a sua saúde e seu bem-estar.

Veja abaixo a lista com alguns dos principais benefícios de se ter um hobby.

Menos stress

Um desses ganhos está ligado diretamente à diminuição do stress. Ter um hobby contribui para uma pressão arterial mais baixa e para se ter uma maior longevidade. Além disso, as pessoas que têm uma prática de atividades prazerosas tendem a relaxar e a dormir melhor. As pesquisas mostraram que pessoas com pontuação alta nos testes de atividades agradáveis propostos pelos pesquisadores tiveram níveis mais baixos de humor negativo e depressão.

Propósito e felicidade

Ainda de acordo com o estudo, ter uma atividade prazerosa ajuda a aumentar o sentido de propósito e a sensação de felicidade. Quando paramos de correr o tempo todo e desfrutamos de uma pausa relaxante, o simples fato de estarmos a dedicar um tempo para nós já traz um sentimento de plenitude e bem-estar.

Mais amigos

Alargar a sua rede de amigos e ter uma rede social forte e diversa (não estamos a falar de nada virtual) contribui, ainda, para um envelhecimento saudável, segundo revelam as amostras obtidas através de testes com um total de 1.399 pessoas, incluindo homens e mulheres com vários problemas de saúde. Os pesquisadores mediram os efeitos de hobbies e atividades de lazer na saúde em geral.

Benefícios para sua vida profissional

Um outro estudo, desta vez desenvolvido pela Universidade de São Francisco, revelou que ter um hobby pode impactar positivamente na carreira e possibilita aprender novas habilidades, o que pode ser ótimo para o desempenho das funções laborais. Tais descobertas foram baseadas em testes feitos com 430 trabalhadores e militares. Os estudos mostraram que ter um hobby os dava a oportunidade de se recuperarem das demandas de seus empregos.

Vale ressaltar, entretanto, o alerta dado pela autora, ao final do artigo publicado no The New York Times, Tara Parker. Não escolha um hobby por causa dos benefícios que você pode ter em seu trabalho. Isto será apenas um bônus.

Escolha um hobby que o faça feliz e que sirva apenas para você relaxar. Você pode aprender a tocar aquele instrumento musical que sempre sonhou, comprar tela, pincel e tintas e começar a pintar, cadernos e lápis para desenhar ou, ainda, praticar um desporto. Mas, deixe de fora as cobranças, a pressa e a busca por resultados. Não é incomum que alguém tenha um bom desempenho em um hobby e já ouça que deve fazer algo com ele, como transformar em carreira, vender o que produz etc. Se isso acontecer, entenda que deixará de ser um hobby e passará a ser trabalho, e você terá que escolher outra atividade de lazer.

Tenha um hobby que seja apenas e tão somente para relaxar. Divirta-se! Faça por você e para você. Resgate a sua criança interior, que brinca só por brincar. Permita-se por um momento, mesmo que sejam 10 minutos no seu dia.

Aproveite para ler o nosso artigo sobre a técnica WOOP, que promete ajudar você a descobrir o que quer e a mudar os seus hábitos.

*Por Cristine Rocha

Deixe seu comentário

%d bloggers like this: