Onboarding em tempos de teletrabalho
Recursos Humanos

Onboarding em tempos de teletrabalho

Que o teletrabalho é uma realidade em nossas vidas, já percebemos, no entanto, alguns processos de Recursos Humanos passaram, e ainda passam, por uma mudança em sua estrutura, o que requer novas formas de agir e de pensar. Este é o caso do onboarding em tempos de teletrabalho.

O onboarding, processo de incorporação e integração de novas pessoas a uma empresa, teve de ser adequado, também, a esta nova realidade. E a We Work Remotely, plataforma especializada em trabalho remoto, publicou em seu site um artigo bem interessante com 5 dicas de como fazer este processo acontecer de forma a que os funcionários se sintam bem recebidos e integrados.

Confira abaixo:

 

1 – Crie um processo de onboarding à distância e defina as expectativas

Definir e construir um espaço onde os funcionários possam aceder os seus materiais de treinamento, preparar-se para que eles encontrem as respostas para quaisquer perguntas que possam ter e saber o que eles esperam da empresa são pontos cruciais deste processo.

Independente de onde trabalhe, o funcionário terá um manual com tudo relacionado ao negócio da empresa e, assim, todos estarão alinhados.

As empresas podem usar seu guia interno como ponto de partida e adaptar para a realidade do trabalho remoto. Porém, nada de apenas colocar o conteúdo em uma plataforma nova, pois, como é óbvio, online e offline têm suas características muito particulares no que diz respeito à comunicação.

2 – Ofereça treinamento virtual por meio de vídeos online

Crie vídeos curtos de treinamento online para que os funcionários possam consultar em caso de dúvidas. Estes vídeos servirão para as contratações atuais e futuras. Mantenha-os organizados e atualizados.

Comece com um vídeo para dar as boas-vindas aos novos membros da equipa. Explique o que se espera deles na empresa ou em suas funções.

Você também deve incluir instruções para usar as ferramentas mencionadas a seguir.

3 – Dê aos funcionários acesso a ferramentas de comunicação, software de gerenciamento de projetos e muito mais

Nos vídeos de treinamento mencionados anteriormente, é importante explicar sobre as ferramentas que os novos funcionários deverão aprender a utilizar, com a orientação sobre onde podem encontrar recursos específicos e como usá-los.

As ferramentas de comunicação e de gerenciamento de projetos são importantes para saber no que sua equipa está a trabalhar. Esta é uma excelente maneira de manter os projetos dentro do cronograma e evitar confusões e prazos vencidos.

4 – Acompanhar e conferir se o cronograma definido está a ser cumprido

Com todas as ferramentas de gerenciamento remoto, os gestores podem cair na tentação de abordar o tempo todo os funcionários para cobrar resultados e conferir se o trabalho está realmente a ser feito, entretanto, esta postura é contraproducente e gera desconfiança e ansiedade nos funcionários, o que é desnecessário.

Durante a sessão de onboarding à distância, explique como será feito este processo de acompanhamento do trabalho. E adicione esta informação a seu material de treinamento, para que todos saibam o que é esperado.

Pode-se combinar uma atualização diária pela manhã e à noite, ou em dias alternados, como na segunda, quarta e sexta-feira.

Entre em contacto apenas durante esses horários combinados para que sua equipa saiba quando isso vai acontecer e esteja preparada.

5 – Faça avaliações de desempenho em intervalos de rotina

Assim como faria com as avaliações de desempenho dos membros da equipa interna, você deve fazer o mesmo com a equipa em teletrabalho. Isso ajudará você a monitorar o progresso de seus funcionários.

Forneça feedback sobre o que está a funcionar ou não. Em seguida, você pode debater ideias para melhorar processos de maneira a evitar problemas futuros.

Além de fornecer feedback em 30, 60, 90 dias e um ano, você também deve ouvir os funcionários regularmente para saber do que eles estão a gostar ou o que gostariam que fosse melhor.

Todo este processo gera confiança e mantém os funcionários mais engajados com seu trabalho e com a empresa.

Esperamos que esta leitura incentive você e a sua organização a pensar ou repensar como podem facilitar a integração e promover o engajamento dos novos funcionários que já chegam em regime de teletrabalho.

Aproveite para ler mais sobre as etapas do processo do Funil de Recrutamento em nosso artigo sobre o tema.

*Por Cristine Rocha

Deixe seu comentário

%d bloggers like this: