Empreender na sua profissão
Carreira

Empreender na sua profissão

Olhar para a sua profissão de maneira diferente fará você perceber novos caminhos na sua carreira. Nem sempre os modelos prontos e já bastante conhecidos são aqueles que irão atender às suas necessidades. Empreender na sua profissão não significa, necessariamente, ser autónomo ou abrir um negócio. Significa, apenas, enxergar para além das saídas profissionais mais óbvias da sua área.

Hoje, ainda mais com a Internet e a possibilidade de você mesmo ser o responsável pela produção ou divulgação daquilo que você faz, mesmo as profissões ditas mais “tradicionais” ganham formas diferentes de atuação.

Por exemplo, tornar-se consultor naquele assunto que você domina, ter um trabalho em part-time para experimentar novos projetos sem ter de deixar o seu emprego, ou buscar vagas que aceitem pessoas com a sua formação, mas com diferentes atividades a desempenhar. Estas são algumas opções apenas.

Comece com cuidado, sem ter de investir tanto dinheiro, mas dedique-se de verdade. Isto ajudará você a descobrir novos caminhos para a sua profissão.

Nem sempre temos este conteúdo voltado ao Empreendedorismo nas Universidades, dentro de nossos cursos. Entretanto, podemos buscar este conhecimento para pôr em prática novas atividades sem ter de mudar de profissão, caso seja o que você deseja. Como falámos, o Empreendedorismo auxilia na abertura de negócios, mas não só. Ele é capaz de nos dotar de um olhar mais amplo para a nossa área de atuação.

Empreender na sua profissão é uma opção para quem quer tirar os seus projetos do papel, ter mais flexibilidade, ou sentir-se mais feliz em sua rotina de trabalho, no desempenho de suas funções.

Não se iluda! Você terá de dedicar tempo e energia do mesmo jeito, pois não há resultado sem trabalho.

Além disto, se faltam oportunidades na sua área, talvez esteja na hora de redirecionar o seu olhar e começar a criá-las.

Veja algumas dicas para começar a empreender na sua profissão

  • 1 – Busque conhecimentos que você não tem, como Empreendedorismo, Marketing e Marketing Digital, ou um idioma que você precise aprender para entrar em um determinado setor;
  • 2 – Leia sobre a sua área de formação, sobre as saídas profissionais do seu curso nos dias de hoje;
  • 3 – Faça cursos online. Hoje, é possível encontrar ótimos cursos gratuitos;
  • 4 – Mantenha-se informado. Encontre páginas na Internet que falem sobre carreiras, por exemplo, como é o caso da nossa. : ) ;
  • 5 – Estude as Redes Sociais. É bem provável que você precise utilizar alguma delas para divulgar o seu trabalho ou para encontrar uma oportunidade;
  • 6 – Siga pessoas que tenham um percurso profissional parecido com aquele que você deseja trilhar;
  • 7 – Não desista na primeira dificuldade. Tenha paciência. Não há receita mágica. Muitas vezes, o caminho se fará caminhando, por mais cliché que possa parecer.

Por Cristine Rocha

Siga a nossa Linkedin Page.

Deixe seu comentário

%d bloggers like this: