Descubra o que você realmente quer
Qualidade de Vida,  Top

Conheça a técnica WOOP – descubra o que você realmente quer e mude seus hábitos

Wish (desejo), Outcome (resultado), Obstacle (obstáculo) e Plan (plano). Esta técnica foi desenvolvida e estudada pela professora e psicóloga da Universidade de Nova Iorque, Dra. Gabriele Oettingen. O objetivo é que as pessoas encontrem seus desejos ou mudem seus hábitos.

Planear é fundamental para alcançar os seus objetivos, mas, para que você descubra o que realmente quer, é preciso que haja um tempo dedicado a pensar sobre os seus reais desejos.

A psicóloga diz, através de sua pesquisa, que nós devemos respeitar a ordem do processo chamado por ela de WOOP para alcançar os resultados.

Wish

O primeiro passo é refletir sobre o que você quer, qual é o seu desejo real. Muitas vezes, na correria da vida, não paramos para nos perguntar: “o que eu realmente quero?”. Portanto, o método propõe que se faça este exercício de reflexão durante, pelo menos, 5 minutos.

Outcome

Devemos visualizar os resultados de nossas ações. Este “visualizar” deve trazer as sensações que a prática de um hábito ou uma mudança podem trazer. Por exemplo, se você decidiu que quer começar a meditar antes do trabalho, deve pensar nos efeitos desta prática em sua vida, em como pode sentir-se mais revigorado e com a mente mais calma. É antecipar em sua mente as sensações, os benefícios.

Obstacle

Pense sobre os obstáculos que podem surgir: a correria, a preguiça, as tarefas do dia, tudo aquilo que pode atrapalhar na hora de colocar em prática seu objetivo. Quanto mais específico você for, melhor.

Plan

Planeie. Este planeamento é indicado da seguinte forma pela Dra. Gabriele Oettingen. Você deve antecipar as situações de maneira a saber como agir no caso do aparecimento dos obstáculos a que nos referimos anteriormente. Seguindo com nosso exemplo da meditação, é antecipar-se e saber como vai agir especificamente para ultrapassar as dificuldades. “Se eu acordar com muita preguiça, o que farei?”

– Levantarei rapidamente ao invés de ficar mais uns minutinhos na cama. Isso me ajudará. Para isso, colocarei o despertador longe da cama para que eu tenha que levantar.

É perceber, neste caso, como provavelmente você irá sentir-se e já definir um plano de ação claro em sua mente. Não deixar para pensar sobre o que vai fazer apenas na hora em que o obstáculo se apresentar.

Um detalhe muito importante que a professora faz questão de ressaltar é que nunca devemos mudar a ordem dos passos do WOOP. Colocar Obstacle antes de Outcome ao pensar em seu objetivo pode colocar tudo a perder e seus esforços acabarão por não resultar da maneira esperada. Se você pensa primeiro na sua preguiça, meditar pode se tornar o obstáculo para os minutinhos a mais antes de levantar e não o contrário.

Outra questão que ela menciona é que os objetivos devem ser viáveis. Nada de planear fazer 30 minutos de meditação antes de trabalhar se isso pode lhe deixar mais ansioso e apressado com a rotina toda da manhã. O viável, neste caso, pode ser meditar por apenas 5 minutos ou até mesmo mudar de ideia e deixar a prática da meditação para um momento antes de dormir.

Escolhemos um exemplo para clarificar os conceitos em sua mente, mas, é claro que o método pode ser aplicado em qualquer plano de ação, basta que você se dedique.

Uma das descobertas deste estudo é que apenas pensar positivo não resolve, é preciso pensar positivo sobre o futuro sem esquecer dos obstáculos que podem aparecer pelo caminho.

Não se trata de um processo automático, pelo contrário, requer imenso esforço, mas, de acordo com a ciência, pode valer muito a pena. As pesquisas indicam que aplicação da técnica pode reduzir o estresse e aumentar o engajamento no trabalho.

Veja o vídeo abaixo e conheça mais detalhes sobre o estudo

 

 

Leia, também, o nosso artigo sobre a importância de se ter um hobby para aumentar a sua sensação de bem-estar.

*Por Cristine Rocha

Deixe seu comentário

%d bloggers like this: