Competências comportamentais
Competências comportamentais,  Evento

O valor das competências comportamentais

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA realizou, no dia 11 de maio, o Seminário “10 anos do Perfil Curricular”. O evento marcou a década de dedicação da instituição ao desenvolvimento das chamadas competências comportamentais.

O “Perfil Curricular” é um período entre semestres onde os alunos aprendem sobre a construção de um bom currículo, apresentação de ideias em público, trabalho em equipa, entre outros aspetos.

O Seminário contou com a participação dos professores da FCT NOVA – Ruy Costa (Competências Transversais para Ciências e Tecnologia), António Grilo (Empreendedorismo) e José Luís Câmara Leme (Sociedade, Sustentabilidade e Transformação Digital).

Além dos docentes, participaram do evento Alexandra Líbano Monteiro, VP People da OutSystems, Francisca Matos, Head of Employee Experience & Talent Acquisition da NOS, além de Marta Quadros Brito, antiga aluna da instituição e Brand Specialist na Amazon.

As competências comportamentais são tão importantes quanto as competências técnicas. A verdade, porém, é que é muito mais comum que as pessoas invistam em formação nas segundas do que nas primeiras.

O resultado disso é que as empresas estão cheias de talentos formados nos melhores cursos, mas, por vezes, são pessoas que não estão preparadas para um bom relacionamento em equipa, para ter um olhar empático e colaborativo.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, a vice-presidente da People OutSystems, Alexandra Líbano Monteiro, disse quais são, para ela, as três competências comportamentais mais importantes para as empresas hoje.

Veja a seguir as competências comportamentais mais valiosas

“Mentalidade de crescimento”, ou seja, acreditar que as nossas habilidades podem ser desenvolvidas com esforço e mudança;

“Comunicação empática”;

“Fundações críticas para o saudável e produtivo relacionamento entre pessoas.”


Por Cristine Rocha

Leia, também, o nosso artigo “Aprenda a ser resiliente no trabalho”.

Deixe seu comentário

%d bloggers like this: