Comece a interagir
Comunicação

Comece a interagir!

Quando falamos de comunicação dentro das organizações, logo pensamos em estratégias para manter os funcionários informados sobre as ações da empresa e os resultados que ela pretende alcançar.

O que a maior parte das empresas não considera é que vivemos na sociedade da interação. E este termo por si só já indica que a ação deve ser recíproca, ou seja, a informação deve circular, e não somente partir de cima para baixo na pirâmide organizacional.

As empresas devem estar dispostas a consultar, ouvir os funcionários e promover um processo inverso, o de escalada da informação. Conhecer sobre os desafios do campo operacional, por exemplo, pode facilitar a tomada de decisões importantes por parte da alta gestão. E quem melhor do que o funcionário que está na linha de frente para falar sobre suas dificuldades e desafios?

É claro que todo processo de comunicação interna deve ser bem estruturado, seja ele de cima para baixo ou de baixo para cima. É preciso que haja regras e a utilização de meios adequados.

Outro desafio igualmente importante é conseguir a atenção de um público interno cada vez mais conectado, para que realmente haja uma interação ativa entre empresa e funcionários. De nada adianta criar espaços e canais de comunicação se os funcionários não participam.

Para que haja o desejo de participar, eles precisam ser encorajados a dizer o que pensam e com segurança para o fazer. Se as pessoas perceberem que não têm espaço ou que o que dizem não está a ser levado em conta, então, não irão se conectar.

Hoje, vivemos em um mundo em que a nossa atenção vale muito e, por isso, é disputada a todo momento pelos mais diversos canais de comunicação e organizações. Neste contexto, é fundamental que as empresas invistam em conteúdo e design criativos e de alta qualidade. Esta preocupação não pode existir somente quando se trata do público externo.

Esqueça, portanto, dos formatos cansativos e das apresentações antigas. A quantidade de informações que chega a todos é imensa nos dias de hoje. Se quiser captar a atenção de seus funcionários, comece por ouvi-los, e, depois, surpreenda-os com um conteúdo realmente relevante, apresentado de maneira leve, atraente e até mesmo divertida, quando a situação em questão assim o permitir.

Pode-se dizer que a importância de investir na interação no ambiente corporativo, através dos canais de comunicação, é bem percebida pelas empresas na teoria, porém, é preciso que se converta em prática verdadeira nas organizações.

Leia, também, o nosso artigo sobre o tempo para a comunicação interna.

*Por Cristine Rocha

 

 

 

 

Deixe seu comentário

%d bloggers like this: