Porque a segunda-feira não precisa ser uma tortura

O que é importante para você? Funcionários Felizes

Baixa médica por dores menstruais. Uma questão de saúde ou de opinião?

Dores menstruais

Baixa médica por dores menstruais. Uma questão de saúde ou de opinião?

A Espanha pode ser o primeiro país da Europa a ter uma lei que autorize a baixa médica por dores menstruais, como já fazem o Japão, a Indonésia e a Zâmbia.

No entanto, a medida tornou-se motivo de debate. Caso ela entre em vigor, mulheres que têm dores incapacitantes durante o período menstrual poderão ficar em casa ao invés de sofrerem no trabalho. Estas mulheres terão de apresentar um atestado de seu médico para terem direito à baixa.

Polêmica

Neste debate, algumas pessoas posicionaram-se contra a medida por entenderem que as mulheres perderiam oportunidades de emprego ou, ainda, que algumas mulheres usariam a medida como desculpa para não irem ao trabalho.

Sobre a perda de oportunidades, pode-se dizer que as mulheres já estão “acostumadas” com este tipo de discurso. Por exemplo, no caso de “maternidade versus carreira”, que ainda é uma questão para muitas empresas.

Agora, com relação a algumas mulheres aproveitarem-se da medida para se ausentarem do trabalho, é por isso que a medida não abrange todos os casos, somente quando a necessidade do afastamento é atestada por um médico. E se for por esta lógica, uma pessoa pode alegar uma série de motivos para faltar ao trabalho e não ser algo verdadeiro. O trabalho não deve ser, antes de tudo, uma relação de confiança?

Medida para quem sente dores menstruais

Algo importante de se perceber nesta questão é qual é o papel de cada um neste debate de ideias. Será que um homem pode falar a respeito, já que não sabe como é sentir estas dores? Será que uma mulher que tem um período menstrual sem sintomas graves tem legitimidade para ser contra a aprovação da medida?

É um tema a se pensar. O importante é que se fale sobre o assunto.

Leia mais sobre como este assunto é tratado em outras partes do mundo.

Entenda como funciona em Portugal.


Por Cristine Rocha


Tem uma sugestão de pauta? Entre em contacto connosco e envie a sua sugestão.

 

Deixe seu comentário

Cristine Rocha

Especialista em Comunicação Empresarial e Gestão de Pessoas, com certificação em Inteligência Emocional. Pós-graduanda em Neurociências e Comportamento, tendo feito cursos de Liderança (Harvard), Ciência do bem-estar (Yale) e Felicidade no trabalho (Universidade da Califórnia). Mais de 500 treinamentos ministrados, sejam individuais ou em grupos.

%d bloggers like this: